quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como se alimentar para turbinar sua Alegria?

Mesmo não estando com aquela fome, a forma como nos é apresentado um alimento é determinante para sentirmos vontade de saboreá-lo ou não. As combinações harmônicas de cores, cortes e tipos de alimentos são fundamentais para sentirmos prazer e alegria em comê-lo.

Não só os adultos são influenciados por este tipo de conduta visual. As crianças, principalmente as em idade pré-escolar, são as mais seletivas na hora de escolher seus pratos. Alimentos como a aveia possui selênio que colabora para a produção de energia, a laranja não só protege o sistema imunológico através da vitamina C, mas combate o estresse através do cálcio que também relaxa os músculos e não poderia faltar à carne, que com seus aminoácidos fazem o cérebro trabalhar melhor. E não é só, a carne também possui ferro, que se faltar ocasionará apatia e tristeza, falta de concentração e desânimo. Por isso é fundamental sabermos balencear nossa alimentação para que nao falte nenhum componente importante para nossa saúde física e mental.

Para termos uma alimentação equilibrada, colorida e alegre é importante que nela contenha alimentos dos grupos: construtores, reguladores e energéticos, nas porções ideais.


Veja um exemplo:
1 concha média feijão .............................................. construtor
2 colheres (sopa) carne ao molho ............................ construtor
4 colheres(sopa) arroz .............................................. regulador
1 colher (sopa) cenoura cozida ................................. regulador
1 colher (sopa) purê de batata .................................. regulador
5 folhas de alface ....................................................... regulador
2 fatias de tomate ....................................................... regulador
½ colher (sobremesa) azeite ..................................... energético

A adoção desse cardápio ajuda a previnir o aparecimento de doenças crônico-degenerativas como obesidade, hipertensão e diabétes, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce entre outros. Doenças que prejudicam nossa forma física e nossa alegria em viver.

Faça de seu alimento seu medicamento para corpo, alma e humor. Cuide de sua alimentação e previna-se de doenças, favorecendo o envelhecimento saudável.

Inclua já estes ingredientes de alegria e felicidade em seu prato! E bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário