É natural sentirmos mais fome nesse período do inverno. Mas vamos tomar muito cuidado com os “exageros”.
A ciência já provou que, com as baixas temperaturas, as necessidades energéticas do organismo humano aumentam em função de se produzir mais calor e manter a temperatura corporal normal. Mas não temos, ainda, base científica para calcular a quantidade de energia necessária para compensar a queda da temperatura.
Portanto, aumentar o consumo de alimentos no inverno sem ter um controle pode ser perigoso. Esse ato inconsequente pode levar ao desenvolvimento da obesidade.
Segue algumas dicas e cuidados:
1 – Chocolate: é a primeira coisa que as pessoas pensam em comer, não apenas no inverno CLARO. Mas nesse período frio, tem várias receitas que colaboram para o aumento do consumo como o chocolate quente e o fondue de chocolate. Por ser um alimento rico em gorduras, pode aumentar o colesterol e se tiver gordura saturada, esse alimento pode ser um risco para o seu coração. Prefira os chocolates desengordurados que possuem menos gordura do que o normal e também é delicioso.


É recomendado o aumento da ingestão de laticínios (queijos, leite, iogurte), que possuem pouca gordura e açúcar e também o aumento dos legumes e verduras. Outra dica é fazer uma dieta rica em
fibras como pão integral, granola, flocos de cereais, pois eles possuem um grande poder de saciedade e prolongam a sensação de “estômago cheio”. Então vamos investir nas sopas, cremes e caldos preparados com muita lentilha, vegetais, feijão, trigo e aveia. Com a ajuda das verduras e dos legumes podemos controlar nosso peso, nossas calorias necessárias no inverno e combatemos as gripes e os resfriados, devido a grande fonte de vitaminas e minerais que esses alimentos possuem.

E para finalizar, não podemos nos esquecer de ingerir muitos líquidos para nos manter hidratados. Para que nosso organismo possa produzir mais calor é necessário muita água para esse fim.
Não se esqueçam!!
Nada é proibido. Apenas é necessário ter moderação!
Não se esqueçam!!
Nada é proibido. Apenas é necessário ter moderação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário